Wednesday, August 20, 2008

Bulemia e anorexia -- distúrbios aimentares

Nutrição e Saúde
Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia Nervosa.


O padrão de beleza atual é demasiadamente rígido. Nos últimos 30 anos por trás do padrão de magreza quase esquelética imposto pela mídia estão mensagens do tipo “ser magra é ser bela, portanto, feliz”. É intrigante ver uma adolescente magricela recusar tomar um café manhã ao acordar dizendo estar de regime. Esse comportamento pode ser um sinal de alerta para um problema mundial que atinge 1% da população feminina entre 18 e 40 anos e que pode levar à morte.
Os transtornos alimentares constituem uma verdadeira epidemia que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas acometendo sobretudo adolescentes e adultos jovens. Os transtornos alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de transtornos alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa.
Anorexia nervosa é uma desordem caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo e um medo mórbido de engordar, o que leva à recusa por manter um peso mínimo normal. Anorexia significa "falta de apetite" mas, na realidade, ocorre uma negação consciente para se alimentar e com o transcorrer do tempo, a falta de apetite se concretiza. Os anoréxicos fazem de tudo para anular seu apetite e conseqüentemente emagrecerem, e quanto mais emagrecem, mais se sentem gordos, desenvolvendo um ciclo vicioso que pode ser fatal. As pessoas que sofrem de anorexia nervosa na verdade têm muita fome e são preocupadas com comida. O sintoma mais importante é a recusa de alimentos e normalmente apresentam apetite "caprichoso" podendo consumir poucos ou até apenas um único alimento. Embora ingiram pouca quantidade de comida, nunca o fazem em lugares públicos e o tempo que se utilizam para completarem uma refeição chega a levar horas, sendo que os alimentos levados à boca ficam sem serem mastigados por vários minutos. A pele seca, amarelada, os cabelos finos e quebradiços e uma leve queda de cabelos conferem a essas pacientes uma aparência bastante envelhecida, apesar de muito jovens. Ocorre também a interrupção do ciclo menstrual, surgindo como primeiro sintoma. As causas são desconhecidas, mas diversos fatores parecem contribuir para a desordem, como aspectos sociais, familiares, ambientais e genéticos. Flaherty dividiu a Anorexia Nervosa em dois subtipos: as restritivas e as bulímicas. As restritivas apenas controlam o peso pela ingestão de baixas calorias e através de exercícios excessivos. As bulímicas, após ingerir grandes quantidades de alimento, provocam vômitos e fazem uso de diuréticos, laxantes e anorexígenos para emagrecer.
A Anorexia Nervosa acomete basicamente o sexo feminino, na razão de 8-10 vezes mais em comparação ao masculino na qual sua incidência tem aumentado muito nos últimos anos, sendo a frequência maior em homosexuais. As mulheres brancas ocidentais de classes sócio-econômicas média-alta e alta têm maior incidência de Anorexia que as demais. Há maior incidência nas escolas de dança (ballet), entre manequins, em escolas particulares e de um modo geral, as pacientes possuem um nível de inteligência acima da média. O surgimento da anorexia normalmente ocorre no início da adolescência. O seu diagnóstico só é feito quando há perda de pelo menos 15% do peso esperado para idade e altura, excluindo, evidentemente, outras patologias clínicas. É importante que os pais nos primeiros sintomas de restrição alimentar avalie a intensidade do regime que esta sendo feito pela sua filha e sua real necessidade. Caso haja um exagero desmedido e as mesmas não tenham um comprovado aumento do peso esperado para sua altura e idade, procure os cuidados de profissionais de saúde capacitados na área.
Bulimia Nervosa é uma síndrome caracterizada por ataques repetidos hiperalimentação e preocupação excessiva com o controle de peso corporal, o que leva o paciente a adotar medidas extremas para não engordar, como vômitos auto-induzidos após a ingestão de alimentos, abuso de purgantes e períodos alternados de inanição.
Os sinais e sintomas são episódios de hiperfagia (consumo de grandes quantidades de comida em um curto período de tempo) seguida por vômitos. Na bulimia os pacientes realizam verdadeiras orgias alimentares, onde grandes quantidades de alimentos são ingeridas compulsivamente, não se discriminando doces de salgados. As bulímicas consideram seus hábitos alimentares vergonhosos e devido ao forte sentimento de culpa pelo o ato e medo de engordar as bulímicas procuram manter seu peso através do vômito induzido (geralmente realizados às escondidas, numa freqüência mínima de duas ou mais vezes por semana) e do abuso de purgantes, períodos alternados de inanição, uso de drogas como anorexígenos e diuréticos. Realizam esquemas rígidos de dieta e jejuns alimentares e freqüentam com exagerada assiduidade academias de ginástica. Bulímicos costumam manter seu peso próximo do normal para idade e altura. O vômito auto-induzido pode provocar esofagite de refluxo e aumentar as glândulas paratirótidas, assim como diminuir a taxa de potássio no sangue, causando ritmo cardíaco anormal. Fisicamente também podem apresentar calosidade no dorso da mão, desgaste dentário e conseqüente presença de cáries em razão do suco gástrico.
A idade do surgimento da bulimia tende a ser ligeiramente mais tardia, situando-se por volta dos 18 anos, e até os 40 anos. A grande maioria dos pacientes é do sexo feminino (cerca de 90%), sendo ligados principalmente à moda, à dança e ao atletismo. É mais freqüente nas classes média-alta e alta. A incidência é grande em cursos secundários e universitários. Entre as pacientes existe forte presença de problemas afetivos, transtornos ansiosos, abuso e dependência de drogas. Os pais devem estar atentos com a excessiva preocupação da paciente com relação ao peso corporal e com a possibilidade de se tornarem obesas, aliada a hábitos alimentares estranhos. Evidentemente, os episódios são difíceis de serem constatados. Existindo esses sintomas, procurem os cuidados de profissionais capacitados na área.

No comments: